Após redução drástica da verba subvencionada à APAE, o deputado federal Dr. Marco Ubiali (PSB), esteve hoje visitando a APAE de Paulínia. O Deputado que é presidente da Federação das APAE do Estado de São Paulo, veio à Paulínia com a missão de dialogar com o Prefeito Municipal, porém, momentos antes do encontro foi avisado de que o Prefeito teve um compromisso de última hora e que não seria possível atendê-lo.
Após a visita a APAE o Deputado Federal esteve a convite da vereadora Angela Duarte (PRTB), na Câmara Municipal, juntamente com o presidente da APAE - Paulínia, Valmir Brustolin, e do dirigente Genésio Pires, na Câmara Municipal para uma conversa.
A pedido de Ubiali, o ex prefeito José Pavan Júnior (PSB), companheiro de partido do Deputado, participou da visita.
Na oportunidade, o Deputado pediu a união de forças para a solução do problema que APAE instituição séria e prestadora de serviços a comunidade vulnerável, vem enfrentando com a redução da subvenção.
Valmir Brustolin, na qualidade de Presidente esclareceu que a atitude do Prefeito em reduzir o valor da verba, deixou a APAE em uma situação delicada, que não sabe o que fazer para dar continuidade aos trabalhos realizados em prol de 137 crianças. Salientou ainda que, 62% das mães de crianças que frequentam a APAE são sozinhas. "Infelizmente os pais ao saberem que possuem um filho com a deficiência, abandonam essas mulheres, as mães estão desesperadas, pois elas necessitam daquele serviço, que não pode parar. Só quem tem um filho com síndrome de down sabe quanto é difícil não ter apoio".
Os dados apresentados na reunião, demonstram que hoje as despesas anuais da APAE são de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) e que com a redução da verba, a Prefeitura irá repassar a entidade apenas 10 parcelas de R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais) mensais.
O ex prefeito Pavan comentou que em sua gestão, aumentou a subvenção da APAE e que em seu governo o valor destinado a APAE era de 1.240.000,00 (um milhão, duzentos e quarenta mil) disse que existem caminhos para resolver a situação, basta apenas bom senso do poder público. "Na minha época, dialogávamos com o Promotor e demonstrávamos a situação real da APAE e que aquelas crianças não poderiam ser prejudicadas."
A vereadora Angela Duarte se posicionou dizendo que duvida que o Promotor condenaria algum Prefeito por cuidar de crianças com síndrome de Down e que o atual governo vem sofrendo várias representações no Ministério Público, como a exemplo da licitação de mais de 17 milhões pro carnaval, "Em momento algum o prefeito tem se demonstrado preocupado com isso mas, na hora de reduzir verbas para crianças da APAE, pacientes com câncer e menores em vulnerabilidade social, que são prioridades ele diz que foi o Promotor que mandou, um tanto estranho isso", disse a vereadora. E finalizou a reunião perguntando ao ex prefeito Pavan Junior (PSB) se porventura ele estava respondendo processo no Ministério Público por ter aumentado a verba da APAE e a resposta foi "nem da APAE e nem das outras instituições".
Estiveram presentes ao encontros os vereadores Marquinhos Fiorella (PP), Danilo Barros (PCdoB), Gustavo Yatecola (PTdoB), Tiguila Paes (PRTB) e o vereador Alessandro Godoy (Mole) do PSB de Pedreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário